Educação pré-natal no Brasil: revisão integrativa

Authors

  • Diego Aquino de Toledo
  • Luciana de Araújo Sá
  • Márcia Farsura de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv6n6-033

Keywords:

educação em saúde, educação pré-natal, cuidado pré-natal

Abstract

A educação pré-natal (EP) tem uma variedade de benefícios para as mulheres e seus bebês durante o período perinatal.  Além disso, a aquisição de conhecimentos durante a gestação é indispensável para a melhoria da saúde materno-infantil e, portanto, deve ser preconizada. Dessa forma, objetivou-se revisar, na literatura científica, as temáticas e as metodologias exploradas nas atividades de educação em saúde sobre o pré-natal (PNA), parto e cuidados neonatais, voltadas às gestantes, no Brasil. Para isso, realizou-se revisão integrativa da literatura científica, nas bases de dados SciELO, LILACS e PubMed, no período compreendido entre 2018 e 2023, com os descritores e estratégias de busca: Educação em Saúde AND Educação Pré-Natal; Educação em Saúde AND Cuidado Pré-Natal; Health Education AND Prenatal Education e Health Education AND Prenatal Care. A análise de dez artigos identificou que a EP, com abordagem das temáticas preconizadas para esse período – alimentação e estilo de vida saudáveis, higiene, aleitamento, tratamento odontológico, IST, exames neonatais e parto – e dos assuntos demandados pelas gestantes, consiste em ferramenta viável para o melhor cuidado em saúde do binômio mãe-filho e para a alteração positiva dos indicadores de saúde. As principais metodologias utilizadas nas ações de EP são panfletagem, rodas de conversa, workshop, aplicativos móveis ou orientações realizadas durante as consultas seriadas do PNA.

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Published

2023-11-06

How to Cite

de Toledo, D. A., Sá, L. de A., & de Oliveira, M. F. (2023). Educação pré-natal no Brasil: revisão integrativa. Brazilian Journal of Health Review, 6(6), 26959–26972. https://doi.org/10.34119/bjhrv6n6-033

Issue

Section

Original Papers