“Não importa o que você sente ou pensa, você precisa de ser produtivo e eficiente” – Vivências e percepções dos estudantes de mestrado e doutorado no Brasil

Authors

  • Carolina Cassiano
  • Vinícius Henrique Almeida Guimarães
  • Jurema Ribeiro Luiz Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv6n2-114

Keywords:

educação de pós-graduação, ensino, estudantes, docentes, programas de pós-graduação em saúde, saúde mental, pesquisadores

Abstract

Introdução: Os mestrandos e doutorandos vivenciam desafios e exigentes demandas acadêmicas ao longo de sua formação. Desse modo, conhecer as vivências, percepções dos estudantes de pós-graduação quanto ao contexto em que estão inseridos, bem como o impacto de suas experiências, torna-se relevante, no intuito de salientar dificuldades e/ou facilidades as quais estes sujeitos estão expostos, bem como evidenciar os mecanismos de enfrentamento que porventura podem ser recrutados. Objetivo: Investigar as vivências no contexto da pós-graduação stricto sensu e os aspectos dificultadores e facilitadores na ótica de pós-graduandos da área da saúde. Método: Pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa, realizada com mestrandos e doutorandos, vinculados a um programa de pós-graduação stricto sensu da área da saúde, de uma universidade pública brasileira. As informações extraídas foram gravadas em áudio, transcritas na íntegra, sistematizadas e categorizadas pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os preceitos éticos foram resguardados. Resultados: Participaram desta pesquisa 73 pós-graduandos, sendo 38 mestrandos e 35 doutorandos. Os dados permitiram identificar que os estudantes de pós-graduação stricto sensu vivenciam situações de esgotamento físico e mental, sobrecarga de atividades, sendo fatores potenciais para o desenvolvimento e/ou agravamento de transtornos psíquicos. A relação orientador-aluno, necessidade de conciliar um vínculo empregatício com os estudos, cortes financeiros e ausência de reconhecimento social, também foram fatores dificultadores neste processo. Como aspectos facilitadores, pode-se citar o relacionamento harmonioso entre o orientador e o aluno, amadurecimento pessoal e profissional, expectativas futuras e estratégias de enfrentamento, pautadas no convívio com a família, amigos, acompanhamento psicológico, espiritualidade e práticas integrativas. Conclusão: Deve-se intervir frente às vivências adversas que impactam severamente no percurso acadêmico destes estudantes, promover o acolhimento, reflexões, valorização, políticas públicas, reconhecimento financeiro e social, sobretudo com iniciativas oriundas de instâncias governamentais, instituições de ensino superior e agências de fomento. Além disso, torna-se relevante potencializar os aspectos facilitadores, como meio de outorgar melhorias na qualidade de vida, êxito na produtividade e um percurso acadêmico mais aprazível de ser enfrentado aos responsáveis por uma parcela significativa da produção científica no Brasil e no mundo: os pós-graduandos.

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Published

2023-03-20

How to Cite

CASSIANO, C.; GUIMARÃES, V. H. A.; GONÇALVES, J. R. L. “Não importa o que você sente ou pensa, você precisa de ser produtivo e eficiente” – Vivências e percepções dos estudantes de mestrado e doutorado no Brasil. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 5860–5879, 2023. DOI: 10.34119/bjhrv6n2-114. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58240. Acesso em: 19 may. 2024.

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