O serviço de atenção domiciliar de Curitiba transformando as relações de trabalho para uma organização do tipo cérebro

The home care service of Curitiba transforming work relationships to a brain-type organization

Authors

  • Talita Ferreira Turatti do Carvalhal
  • Clovis Cechinel
  • Isabel de Lima Zanata
  • Altair Damas Rossato

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv5n4-194

Keywords:

serviços de assistência domiciliar, profissionais da saúde, qualidade de vida

Abstract

As equipes de atenção domiciliar do SUS, com frequência, deparam-se com situações complexas em seus atendimentos, seja pelas características clínicas dos pacientes, seja pelas condições socioeconômicas em que os pacientes se encontram, o que impõe a necessidade de uma nova formatação de organização do trabalho, como a organização do tipo cérebro. Este tipo de organização vê o colaborador como protagonista no processo de trabalho facilitando ações conjuntas e democratizadas. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo geral promover a democratização das relações de trabalho visando fortalecer os mecanismos de ação e ampliar os espaços de participação para os trabalhadores envolvidos. Como ponto de partida, realizou-se a aplicação de um questionário de satisfação dos profissionais do setor a fim de elencar os maiores problemas do ponto de vista dos funcionários. O instrumento utilizado foi a Escala de Satisfação no Trabalho (EST) - Occupational Stress Indicator (OSI). Participaram desta avaliação 72 funcionários (80% do total) e, frente aos resultados obtidos optou-se por trabalhar com os itens de menor pontuação que fossem passíveis de modificação interna por meio de ajustes nos processos de trabalho. Algumas das ações desenvolvidas foram: Fóruns gerenciais informativos, Fortalecimento das reuniões de equipes multiprofissionais, Cursos de curta duração à distância, Formação de uma equipe de apoiadores institucionais participativos e Formação de um núcleo de pesquisa interno. Como resultado, todas as ações propostas, tornaram a rotina de trabalho mais interessante, isto porque o simples fato de buscar constantemente melhorias na qualidade do serviço prestado pode estimular satisfação aos envolvidos.

Published

2022-08-15

How to Cite

CARVALHAL, T. F. T. do; CECHINEL, C.; ZANATA, I. de L.; ROSSATO, A. D. O serviço de atenção domiciliar de Curitiba transformando as relações de trabalho para uma organização do tipo cérebro: The home care service of Curitiba transforming work relationships to a brain-type organization. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 5, n. 4, p. 14314–14326, 2022. DOI: 10.34119/bjhrv5n4-194. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/51168. Acesso em: 3 may. 2024.

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