Vivência de acadêmicas de enfermagem em estágio curricular ao paciente oncológico: relato de experiência

Experience of nursing academics in curricular internship to oncological patients: experience report

Authors

  • Maria Rossana Cavalcanti Aguiar Silva
  • Emilly Gomes do Nascimento
  • Renata Paula Pereira da Silva
  • Ísis Katherine Barbosa Santos
  • Ana Jaqueline de Oliveira Queiroz de Santana
  • Juliana da Rocha Cabral

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv5n4-166

Keywords:

oncologia, estudantes de enfermagem, estágio clínico

Abstract

Câncer é um termo que abrange mais de 100 tipos diferentes de doenças malignas. Essas doenças geralmente apresentam crescimento desordenado de células que podem invadir tecidos ou órgãos adjacentes sem distância (INCA; 2020). De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se uma incidência de 625.000 novos cânceres a cada ano durante o triênio 2020-2022. O câncer de pele não melanoma tem a maior incidência (177.000), seguido pelo câncer de mama e próstata (66.000 cada), câncer de cólon e reto (41.000), câncer de pulmão (30.000) e câncer gástrico (21.000) (SANTOS, M.O.; 2019).Tendo em vista a incidência progressiva de casos de câncer nos últimos anos no Brasil, ressalta-se a importância da Enfermagem frente a atuação de maneira significativa no trabalho baseado na identificação de respostas humanas e no estabelecimento de estratégias que proporcionem a recuperação da saúde ou a melhoria do bem-estar individual ou coletivo (NASCIMENTO, L.K.A.S; MEDEIROS, A.T.N.; SALDANHA, E.A. et al.; 2012). Entender o paciente com o diagnóstico de câncer traz significados diversos, mudanças de valores, crenças e atitudes que necessitam de intervenções apropriadas e individualizadas para minimizar a ameaça à integridade física e psíquica do paciente (SILVA, R.C.V; CRUZ, E.A.; 2011).

Published

2022-08-10

How to Cite

SILVA, M. R. C. A.; DO NASCIMENTO, E. G.; DA SILVA, R. P. P.; SANTOS, Ísis K. B.; DE SANTANA, A. J. de O. Q.; CABRAL, J. da R. Vivência de acadêmicas de enfermagem em estágio curricular ao paciente oncológico: relato de experiência: Experience of nursing academics in curricular internship to oncological patients: experience report. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 5, n. 4, p. 13990–13993, 2022. DOI: 10.34119/bjhrv5n4-166. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/51035. Acesso em: 3 may. 2024.

Issue

Section

Original Papers