Vivência de acadêmicas de enfermagem em estágio curricular ao paciente oncológico: relato de experiência
Experience of nursing academics in curricular internship to oncological patients: experience report
DOI:
https://doi.org/10.34119/bjhrv5n4-166Keywords:
oncologia, estudantes de enfermagem, estágio clínicoAbstract
Câncer é um termo que abrange mais de 100 tipos diferentes de doenças malignas. Essas doenças geralmente apresentam crescimento desordenado de células que podem invadir tecidos ou órgãos adjacentes sem distância (INCA; 2020). De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se uma incidência de 625.000 novos cânceres a cada ano durante o triênio 2020-2022. O câncer de pele não melanoma tem a maior incidência (177.000), seguido pelo câncer de mama e próstata (66.000 cada), câncer de cólon e reto (41.000), câncer de pulmão (30.000) e câncer gástrico (21.000) (SANTOS, M.O.; 2019).Tendo em vista a incidência progressiva de casos de câncer nos últimos anos no Brasil, ressalta-se a importância da Enfermagem frente a atuação de maneira significativa no trabalho baseado na identificação de respostas humanas e no estabelecimento de estratégias que proporcionem a recuperação da saúde ou a melhoria do bem-estar individual ou coletivo (NASCIMENTO, L.K.A.S; MEDEIROS, A.T.N.; SALDANHA, E.A. et al.; 2012). Entender o paciente com o diagnóstico de câncer traz significados diversos, mudanças de valores, crenças e atitudes que necessitam de intervenções apropriadas e individualizadas para minimizar a ameaça à integridade física e psíquica do paciente (SILVA, R.C.V; CRUZ, E.A.; 2011).