O brincar como mediador na interação com crianças que apresentam transtorno do espectro autista / Play as a mediator in the interaction with children with autistic spectrum disorder
DOI:
https://doi.org/10.34119/bjhrv5n1-307Keywords:
criança, autismo, brincarAbstract
O autismo é um distúrbio de desenvolvimento que envolve dificuldades em diferentes áreas, em 1943 Kanner, psiquiatra austríaco, o definiu como um isolamento extremo desde o início da vida. A criança autista possui dificuldade de comunicação, tanto na compreensão quanto na expressão, é neste contexto que o brincar atua como facilitador da interação. A falha simbólica característica do espectro do autismo, pode causar uma comunicação disfuncional nessas crianças, tendo em vista que muitas vezes não conseguem entender ou expressar o que sentem. Com o objetivo de demonstrar a importância do brincar como elemento mediador para o desenvolvimento emocional, a Unesp Assis possui uma brinquedoteca dentro de uma instituição educacional que atende crianças autistas. A intervenção demonstrou que o lúdico favorece a socialização, permite que a criança se interesse pelo mundo externo e pelas pessoas, o brinquedo se torna objeto de expressão e por meio dele surgem rudimentos de simbolização que facilita a comunicação não verbal.
References
Abrão, J. L. F (2012). O brincar e suas especificidades em crianças com transtornos invasivos do desenvolvimento: estratégia de intervenção por meio de uma brinquedoteca (pp. 71-90). In: Processos clínicos e saúde mental. São Paulo: Vetor.
American Psychiatric Association (2013). DSM-V: manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed.
Ariès, P. (1981) História Social da Criança e da Família. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC.
Bosa, C. (2002). Autismo: atuais interpretações para antigas observações. In: Claudio Baptista; Cleonice Bosa. (Org.). Autismo e educação: atuais desafios. Porto Alegre: Artes Médicas, pp 22-39.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática (2015). Linha de cuidado para a atenção às pessoas com transtornos do espectro do autismo e suas famílias na Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde.
Chaste, P. & Leboyer, M. (2012). Autism risk factors: Genes, environment, and genes-environment interactions. Dialogues in Clinical Neuroscience, 3(14), 281-292
Duarte, I; Bornholdt, I.; Castro, M. (1989) A prática da psicoterapia infantil. Porto Alegre: Artes Médicas.
Fadda, G. M. & Cury, V. E. (2016). O Enigma do Autismo: Contribuições Sobre a Etiologia do Transtorno. Psicologia em Estudo, 21(3),411-423. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287148579006
Freitas, B. C. G., Trujillo, C. A., Carromeu, C., Yusupova, M., Herai, R. H., & Muotri, A. R. (2014). Stem cell sand modeling of autism spectrum disorders. Experimental Neurology, 260, 33-43.
Freud, S. (1908[1907]). Escritores Criativos e Devaneio. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. IX, Imago Eds., Rio de Janeiro.
Freud, S. (1920). “Além do Princípio do Prazer", ESB, Imago Eds., Rio de Janeiro.
Isaias, J. M. R. (2019). Prevalência e Etiologia do Espectro do Autismo: O que mudou nos últimos cinco anos? [Dissertação de Mestrado em Medicina]. Universidade de Beira Interior. Covilhã, Portugal. http://hdl.handle.net/10400.6/8707
Kanner, L. (1943). Autistic disturbances of affective contact. Nervous Child, 2, 217-250.
Klein, M. (1930). A importância da formação de símbolos no desenvolvimento de ego. In Amor, culpa e reparação e outros trabalhos (1921-1945) pp. 251-264. Rio de Janeiro: Imago Ed.,1996.
Klein, M. (1932/1997). A psicanálise de crianças. Trad. Liana Pinto Chaves. Rio de Janeiro: Imago.
Klein, M. (1955). A técnica psicanalítica através do brincar: Sua história e significado. In Klein, M. Inveja e gratidão e outros trabalhos (1946-1963) 4ª ed. Inglesa, pp 149-168. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1991.
Organização das Nações Unidas (2015). ONU https://nacoesunidas.org/especialistas-em-direitos-humanos-da-onu-pedem-fim-da-discriminacao-contra-pessoas-com-autismo/.
Organização Pan-Americana da Saúde (2017). Folha Informativa – Transtorno do espectro autista.OPAS.https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5651:folha-informativa-transtornos-do-espectro-autista&Itemid=1098
Sandin, S., Lichtenstein, P., Kuja-Halkola, R., Larsson, H., Hultman, C. M., & Reichenberg, A. (2014). The familial risk of autism. JAMA., 311(17), 1770-1777 doi: 10.1001/jama.2014.4144. PMID: 24794370; PMCID: PMC4381277.
Segal, H. (1982) Notas a respeito da formação de símbolos. In Segal, H. A obra de Hanna Segal. Rio de Janeiro: Imago, p 77-98.
Segal, H. (1993) Simbolismo. In Segal, H. Sonho, fantasia e arte. pp. 45-61. Rio de Janeiro: Imago.
Winnicott, D. W. (1971). O brincar e a realidade. Trad. José Octavio de Aguiar Abreu e Vanede Nobre. Rio de Janeiro: Imago. 1975.


