Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19

Authors

  • Bruno Oggioni Moura
  • Luciana Zambon Diniz
  • Lucas Luciano Rocha Silva
  • Carla Venância Aguilar Santos
  • Joana Degasperi Diniz
  • Rafael Steffen
  • Vitor Luchi Binda

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv5n1-197

Keywords:

Aprendizado Ativo, Avaliação Educacional, COVID-19, Educação a Distância, Educação Médica, Tecnologias da Informação e Comunicação.

Abstract

INTRODUÇÃO: Diante da pandemia causada pelo novo coronavírus, causador da doença do coronavírus (COVID-19), com a substituição das aulas presenciais por aulas em meios online, há grande necessidade de reflexão acerca de metodologias de ensino e avaliação. Por outro lado, é nítido que o ensino médico atual jaz predominantemente em métodos tradicionais, contando com baixa inclusão de meios virtuais para educação, sendo a aplicação de metodologias ativas crucial para um ensino médico de qualidade na atual conjuntura. RELATO DE EXPERIÊNCIA: Com o intuito de elaborar um panorama a respeito das metodologias de ensino e avaliação utilizadas em uma escola médica durante a pandemia de COVID-19, foi entrevistado, virtualmente, um aluno de cada período dos ciclos básico e clínico. Tanto no ciclo básico quanto no clínico, as metodologias ativas foram utilizadas esporadicamente, de maneira pouco técnica na maioria dos casos. Entretanto, foi relatado pelos discentes que, mesmo a aplicação das metodologias alternativas não sendo de alta qualidade, ainda mostraram-se superiores às aulas e avaliações em modelos tradicionais, principalmente devido ao fato de o semestre acadêmico ter sido em ensino remoto. CONCLUSÕES: Ainda é pouco prevalente a utilização de metodologias ativas na educação médica, demonstrando forte necessidade de difundir modelos educacionais alternativos para que se façam mais presentes e que sua aplicação seja mais direcionada e de maior qualidade.

References

Silva LLR, de Andrade GMM, Cavedo RM, Moura BO, Spagnol GP, Vieira LF, et al. A relevância do módulo de habilidades médicas no primeiro período: relato de experiência. Braz J Hea Rev [on line]. 2020. 3 (4) [acesso em 2 ago. 2020]; 9158-9166. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/13764

Torres ACM, da Costa ACN, Alves LRG. Educação e Saúde: reflexões sobre o contexto universitário em tempos de COVID-19. SciELO Preprints [Preprint]. 2020 [postado 01 jun. 2020; acesso em 02 ago. 2020]. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/640/version/663

Almarzooq ZI, Lopes M, Kochar A. Virtual Learning During the COVID-19 Pandemic: A Disruptive Technology in Graduate Medical Education. J Am Coll Cardiol [on line]. 2020. 75 (20) [acesso em 2 ago. 2020]; 2635-2638. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7159871/

Khatib ASE. Videoconferencing Classes: A solution to the social distance caused by COVID-19 or a big problem? SciELO Preprints [Preprint]. 2020 [postado 16 jul. 2020; atualizado 29 jul. 2020; acesso em 2 ago. 2020]. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/787

Porter PDE, Mullo JFA, Carrera DAB, Castro AXB, Vasquez ESC, Arellano JCC, et al. Medical education from the point of view of medical students: Results from four participatory Delphi panels in Quito, Ecuador. Med Teach [on line]. 2020. [acesso em 2 ago. 2020]; 1-7. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/0142159X.2020.1792865

da Silva AN, de Senna MAA, Teixeira MCB, Lucietto DA, de Andrade IM. O uso de metodologia ativa no campo das Ciências Sociais em Saúde: relato de experiência de produção audiovisual por estudantes. Interface (Botucatu) [on line]. 2020. 24 [acesso em 3 ago. 2020]; e190231. Disponível em: https://scielosp.org/article/icse/2020.v24/e190231/pt/

Masocatto NO, Couto WJ, da Matta TS, Porfirio GJM. Percepção de Alunos de Curso de Graduação em Medicina sobre o Team-Based Learning (TBL). Rev Bras Educ Med [on line]. 2019. 43 (3) [acesso em 3 ago. 2020]; 111-114. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022019000300111&script=sci_arttext

Gomes R, Brino RF, Aquilante AG, de Avó LRS. Aprendizagem Baseada em Problemas na formação médica e o currículo tradicional de Medicina: uma revisão bibliográfica. Rev Bras Educ Med [on line]. 2009. 33 (3) [acesso em 4 ago. 2020]; 433-440. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000300014

de Brito IE, da Silva PCS. Sala de aula invertida: uma ferramenta no ensino-aprendizagem em enfermagem. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento [on line]. 2019. 7 (6) [acesso em 4 ago. 2020]; 16-26. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/saude/aula-invertida#INTRODUCAO

Galvão A, Câmara J, Jordão M. Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre universitários. R Bras EST Pedag [on line]. 2012. 93 (235) [acesso em 4 ago. 2020]; 627-644. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbeped/v93n235/06.pdf

Amedee RG, Seoane L. From the Editor's Desk: Sailing Osler's Uncharted Sea with Innovation and Collaboration at the Helm. Ochsner J [on line]. 2016. 16 (1) [acesso em 7 ago. 2020]; 1-2. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4795488/

Published

2022-02-04

How to Cite

MOURA, B. O.; DINIZ, L. Z.; SILVA, L. L. R.; SANTOS, C. V. A.; DINIZ, J. D.; STEFFEN, R.; BINDA, V. L. Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 2237–2246, 2022. DOI: 10.34119/bjhrv5n1-197. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43666. Acesso em: 6 may. 2024.

Issue

Section

Original Papers