O planejamento na elaboração de um programa de saúde intersetorial no Estado de Pernambuco / Planning in the development of an intersectorial health program in the State of Pernambuco

Authors

  • Alexsandro de Melo Laurindo Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Aline Vanessa da Silva
  • Leandra França da Silva
  • Mateus dos Santos Brito
  • Tamares Bandeira Dias
  • Aguinaldo Soares do Nascimento Junior
  • Sue Hellen Dantas Caldas
  • Talia Cristina de Lima

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv4n6-483

Keywords:

Planejamento em Saúde, Causas Externas Óbito, Intersetorialidade.

Abstract

Em municípios de pequeno porte, muitas pessoas trabalham como mototaxistas, de maneira informal e instável. Tal fato faz com que esses sujeitos apresentem alta sobrecarga de trabalho e precariedade das condições trabalhistas, o que proporciona maior número de mortes e sequelas decorrentes de acidentes. As sequelas físicas e emocionais podem causar o afastamento dos mototaxistas de suas atividades laborais, devendo assim ser objeto de estudo na área de saúde pública elaborar um programa intersetorial para reduzir a morbimortalidade por acidentes de motos na VIII Gerência Regional de Saúde do estado de Pernambuco. Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo e exploratório. Realizado na VIII Gerência Regional de Saúde do Estado de Pernambuco. O período de coleta ocorreu entre agosto e setembro de 2021. Construiu-se um diagnóstico situacional para dar subsidio cientifico ao programa de saúde enquanto proposta de gestão para uma das regiões de Pernambuco. A partir do planejamento e construção do programa de saúde, podemos elencar dentro de uma gestão a nível municipal a importancia de se olhar para a situação de saúde do mesmo, a fim de contribuir com seus indicadores para as tomadas de decisões de políticas e programas de saúde. Observamos apartir dessa estrátegia que na VIII Geres, a morbimortalidade por causas externas é a segunda causa de morte entre os indivíduos do sexo masculino e, a maior parcela de eventos é decorrente de agressões e acidentes de trânsito com motociclistas. Para isso construiu-se uma proposta executivel do programa de saúde denominado VIGIMOTO a fim de reduzir o número de acidentes de moto da VIII (GERES) de estado de Pernambuco. As informações obtidas nesse estudo apresentam-se como proposta interventiva para elaboração de um programa intersetorial de caráter educativo, somadas as ações contínuas de fiscalização da lei seca, Guarda Municipal, Policia Federal e DETRAN.  Destaca-se a importância do planejamento das ações, monitormento dos indicadores e metas a fim de avaliar os resultados obtidos pelo Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Motos (CRPAM) na Regional.

References

CHAVES, R. R. G. et al. Acidentes de motocicleta: perfil e caracterização das vítimas atendidas em um hospital público. Revista de Enfermagem UFPE online, Recife, v. 9 n. 4, 7412-19. Abril, 2015.

MINISTERIO DE SAÚDE, Portal da Saúde 2017. Disponível em: <http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal> , Acesso em 03 de dezembro de 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas - Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem: Princípios e Diretrizes, Brasília, 2008.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde/Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Segunda edição. Brasília: Ministério da Saúde, 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de procedimentos do Sistema de Informações sobre Mortalidade [internet]. Brasília: Funasa; 2001. [acesso em 2020 set 02]. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/ >.

Ishitani LH, França E. Uso das causas múltiplas de morte em saúde pública. Inf. Epidemiológico do Sus [internet]. 2001 dez [acesso em 2018 set 28];10(4): 163-175.

Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-16732001000400003.

DE MELO LAURINDO, Alexsandro et al. Perfil das causas de morte pouco úteis registradas no sistema de informações sobre mortalidade (sim) no brasil entre os anos de 2000 a 2015. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 6, p. 25299-25315, 2021.

DOS SANTOS BRITO, Mateus et al. O controle social nas politicas públicas em saúde da era temer. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 6, p. 24598-24615, 2021.

Amorim CR, Araújo EM, Araújo TM, Oliveira NF. Occupational accidents among mototaxi drivers. Rev Bras Epidemiol [Internet]. 2012 [cited 2014 Dec 14];15(1):25-37. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rbepid/v15n1/en_03.pdf» http://www.scielo.br/pdf/rbepid/v15n1/en_03.pdf

MIZIARA, I. D. et al. Acidentes de Motocicletas e sua relação com o trabalho: revisão da literatura. Saúde, Ética & Justiça, São Paulo, v. 19, n . 2, p. 52-9, 2014.

Published

2022-01-03

How to Cite

LAURINDO, A. de M.; DA SILVA, A. V.; DA SILVA, L. F.; BRITO, M. dos S.; DIAS, T. B.; JUNIOR, A. S. do N.; CALDAS, S. H. D.; DE LIMA, T. C. O planejamento na elaboração de um programa de saúde intersetorial no Estado de Pernambuco / Planning in the development of an intersectorial health program in the State of Pernambuco. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 29591–29606, 2022. DOI: 10.34119/bjhrv4n6-483. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/42167. Acesso em: 28 apr. 2024.

Issue

Section

Original Papers