Busca por perfeição estética x saúde: imposição social sobre a beleza / Search for aesthetic perfection vs. health: social imposition on beauty

Authors

  • Maikon Chaves de Oliveira Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Ronan Pereira Costa

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv4n6-142

Keywords:

Padrões de Beleza. Procedimentos Estéticos, Saúde, Imposição Social.

Abstract

As intervenções cirúrgicas e estéticas cada vez mais são procuradas para solucionar problemas estéticos, tudo aquilo que foge dos padrões sociais de beleza. Considerando a existência de padrões de beleza e a busca constante da perfeição da autoimagem, que vem de outras épocas e permanecem em evidência na contemporaneidade. O trabalho apresentado tem como tema principal a abordagem da problemática que envolve essa busca pela perfeição e os problemas envolvendo a saúde nesse percurso, visto que o atual cenário social enaltece um determinado ideal de beleza e que os padrões estéticos cada vez ocupam lugar de destaque, principalmente no universo feminino. Este estudo apresenta como objetivo é promover uma reflexão acerca dos impactos dos padrões de beleza sobre a saúde da população. A pesquisa consiste em uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa com a utilização do método Revisão Integrativa (RI) que possibilita a sintetização de vários estudos anteriormente publicados e favorece resultados gerais de acordo com uma pequena área do estudo. A sociedade impõe, e de certa forma cobra, o padrão de beleza como forma de permissão para conviver socialmente, ou seja, para ter lugar na sociedade é necessário que a mulher se encaixe nos padrões exatos da ditadura da beleza. Quando salientamos sobre a cultura, a sociedade e a mídia, compreendemos que estas são as principais formadoras de um padrão de beleza, pois são elas que o apresentam ao sujeito como algo necessário.

References

BOURDIEU, P. La distinción: critérios y bases socialesdelgusto. Madrid: Taurus, 1988.

CASTRO, A. L. Corpo, consumo e mídia. 2001. Disponível em: <http://lakh.unm.edu/handle/10229/51201>. Acesso em: 19/08/2021.

FERNANDES, M. Mulher elástico. Revista mente e cérebro online. ed. 161, junho. 2006. Artigos Produção e Consumo Social da Beleza. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104>. Acesso em: 19/08/2021.

GARRINI, S. P. F. Do corpo desmedido ao corpo ultramedido: reflexões sobre o corpo feminino e suas significações na mídia impressa. In: CONGRESSO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 5., 2007, São Paulo. Anais... São Paulo: Intercom, 2007.

KEHL, M. R. O tempo e o cão: a atualidade das depressões. São Paulo: Boitempo, 2009.

MORENO, R. A beleza impossível - mulher, mídia e consumo. São Paulo: Ágora, Ed, 2008.

NOVAES, J. V. O intolerável peso da feiúra: sobre as mulheres e seus corpos. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.

QUEIROZ, R.S; OTTA, E. A beleza em foco: condicionantes culturais e psicobiológicos na definição da estética corporal. In: Queiroz RS, organizador. O corpo do Brasileiro: estudos de estética e beleza. São Paulo: Senac; 2000. p. 13-66 .

TILIO, R., Padrões e estereótipos midiáticos na formação de ideais estéticos em adolescentes do sexo feminino.

Revista Ártemis, vol. XVIII nº 1, 2014.

Published

2021-11-17

How to Cite

DE OLIVEIRA, M. C.; COSTA, R. P. Busca por perfeição estética x saúde: imposição social sobre a beleza / Search for aesthetic perfection vs. health: social imposition on beauty. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 25398–25406, 2021. DOI: 10.34119/bjhrv4n6-142. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/39696. Acesso em: 28 apr. 2024.

Issue

Section

Original Papers