Lógica manicomial x atenção psicossocial: o olhar da equipe de enfermagem / Aislum logic x psychosocial: the look of nursing team

Authors

  • Christina Otaviano Pinto Larivoir
  • Marcelo da Silva Alves

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv4n6-101

Keywords:

Saúde mental, Reforma Psiquiátrica, Enfermagem

Abstract

Introdução: O CAPS ad II preconiza o tratamento sob uma clínica pautada na atenção psicossocial do usuário de substâncias psicoativas, no entanto o modelo manicomial ainda é presente e se faz necessário compreender como ocorre a assistência de enfermagem a esses usuários. Objetivo: Compreender a transição das práticas de cuidado pautadas na lógica manicomial e na atenção psicossocial no cotidiano da equipe de enfermagem de um CAPS ad III. Metodologia: Estudo de abordagem qualitativa desenvolvido em um CAPS ad III em um Município de Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de observação participante e entrevistas semiestruturadas com 10 profissionais de enfermagem e analisados por meio da Análise de conteúdo de Minayo. Resultados e Discussão: O estudo revelou que coexistem no serviço práticas norteadas pela lógica manicomial e atenção psicossocial e a dificuldade de os profissionais compreenderem o conceito de redução de danos. Existem esforços de alguns profissionais de enfermagem em desenvolver cuidados centrados na proposta psicossocial como oficinas terapêuticas, acolhimento e consulta de enfermagem. Conclusões: O CAPS ad III é um espaço que busca romper com concepções pautadas na lógica manicomial, mas ainda está em processo de transição de práticas de tutela, hierarquização entre usuários e profissionais de enfermagem para uma prática que empodere o usuário, compreenda-o como corpo político que pode transformar sua realidade, ser sujeito de sua história e não apenas objeto.

References

DE FARIAS, I. Z.; THOFEHRN, M. B; KANTORSKI, L.

P. A oficina terapêutica como espaço relacional na atenção psicossocial. Revista Uruguaya de Enfermeria, v.11, n2, p. 2-13, 2016.

DESPONTIN, C.M., NASCIMENTO, J.L. Cuidado aos

usuários de álcool na Atenção Primária: moralismo, criminalização e teorias da abstinência. Trab. Educ. Saúde, v.16, n.3, p.1.095-112, 2018.

GALHARDI, C.C.; MATSUKURA, T.S. O cotidiano de

adolescentes em um Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas: realidades e desafios. Cad. Saúde Pública, v.34, n.3, p.1-12, 2018.

LOPES, P.F., et al. Embracement of people with mental illness at an emergency hospital service: a qualitative research. Rev Bras Enferm., v.73, n.2, p.1- 8, 2020.

SOUZA, D.R. et al. Resistências dos profissionais da atenção psicossocial em álcool/drogas à abordagem de redução de danos. J Nurs Health, v.7, n.1, p.16-24, 2017.

WERMUTH, M.A.D.; Santos A.L.C. Michel Foucault e a Arqueologia/genealogia do poder: da sociedade disciplinar à biopolítica. Rev Quaestio Iuris, v.9, n.01, p.405-24, 2016.

Published

2021-11-13

How to Cite

LARIVOIR, C. O. P.; ALVES, M. da S. Lógica manicomial x atenção psicossocial: o olhar da equipe de enfermagem / Aislum logic x psychosocial: the look of nursing team. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 24875–24882, 2021. DOI: 10.34119/bjhrv4n6-101. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/39505. Acesso em: 27 apr. 2024.

Issue

Section

Original Papers