Idosopod: Uma experiência digital de educação em geriatria e gerontologia / Idosopod: A digital experience in geriatrics and gerontology education

Authors

  • Rodrigo de Lemos Soares Patriota
  • Rafael Tenório Falcão
  • Bruno Sutani de Cardoso Barros
  • Bruno de Melo Souza

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv4n6-020

Keywords:

Saúde do Idoso, Educação em Saúde, Webcast.

Abstract

Objetivo: O presente relato objetiva descrever a experiência de três ligantes na produção e na participação do projeto de extensão Idosopod, bem como apresentar a experiência do projeto, enquanto instrumento de educação em saúde nos âmbitos da Geriatria e da Gerontologia, e relatar aspectos e impactos quantitativos e qualitativos da experiência citada. Método: O projeto de extensão Idosopod fundamenta-se na construção de um olhar voltado para a saúde e o cotidiano dos idosos, procurando informar mais a sociedade acerca do tema. O Idosopod busca difundir informações sobre os âmbitos da Geriatria e da Gerontologia, através da mídias sociais, como Instagram e Spotify, a partir de conteúdos em lives que serão transformadas em podcasts, sendo produzidos pelos orientadores e ligantes da Liga Acadêmica de Geriatria da Universidade de Pernambuco. Resultados: O projeto obteve mais de 150 reproduções na plataforma Spotify e mais de 3000 visualizações na plataforma Instagram, além de significativo feedback positivo dos participantes. Conclusão: Observou-se positiva relação na escolha de temas que estivessem em consonância com os eixos temáticas de eventos organizados pela liga acadêmica. A abordagem multiprofissional na escolha dos temas e a linguagem acessível se mostrou fundamental para a adesão do público alvo.

References

BRASIL. Agência Nacional de Telecomunicações. Painéis de dados, 2021. Disponível em <https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/acessos>. Acesso em: 09 de jun. de 2021.

DANTAS, E. H. M.; SANTOS, C. A. S. Aspectos biopsicossociais do envelhecimento e a prevenção de quedas na terceira idade. Joaçaba: Editora Unoesc, 2017.

GULLICH, I.; DURO, S. M. S.; CESAR, J. A. Depressão em idosos: um estudo de base populacional no Sul do Brasil. Rev bras Epidemiol, v. 19, n. 4, 2016.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Divisão de Estudos e Projeção da População do Brasil por Sexo e Idade para o Período de 1980-2050: revisão 2006 Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

OLIVEIRA, A. M. S. As redes sociais e a popularização do conhecimento científico: metodologia para o ensino de física. Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, 2020.

Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/46504>. Acesso em: 3 de março de 2021.

OLIVEIRA, M. C. S. et al. Importância da atenção e promoção à saúde frente ao processo de cuidado da pessoa idosa. Brazilian Journal of Health Review, 2021. Disponível em: <https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/23130>. Acesso em: 3 de março de 2021.

TAVARES, R. E. et al. Envelhecimento saudável na perspectiva de idosos: uma revisão integrativa. Rev bras geriatr gerontol, v. 20, n. 6, 2017.

Published

2021-11-04

How to Cite

PATRIOTA, R. de L. S.; FALCÃO, R. T.; BARROS, B. S. de C.; SOUZA, B. de M. Idosopod: Uma experiência digital de educação em geriatria e gerontologia / Idosopod: A digital experience in geriatrics and gerontology education. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 23866–23874, 2021. DOI: 10.34119/bjhrv4n6-020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/38999. Acesso em: 28 apr. 2024.

Issue

Section

Original Papers