Brainstorming: compartilhamento de informações – Um Relato de Experiência / Brainstorming: information sharing - An Experience Report

Authors

  • Lara Virgínia Mororó Corrêa
  • Bianca Dias Aragão
  • Ingrid Gomes Sarmento
  • Paula Rafaela Gomes Machado
  • Ana Cristina Ribeiro Rocha

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv4n5-369

Keywords:

Brainstorming, Aprendizado cooperativo, Metacognição.

Abstract

Introdução: Este artigo trata de um relato de experiência sobre a utilização da metodologia de Brainstorming pelos integrantes da Liga Acadêmica de Fisiologia Endócrina e Metabólica (LAFEM) do Centro Universitário Uninta, como modelo de discussão de temas relevantes de forma mais dinâmica e eficiente, mesmo em detrimento dos encontros presenciais semanais, frente ao novo cenário pandêmico e normas de isolamento social. Relato de experiência: Entre os meses de abril e outubro de 2020, foram realizados encontros semanais, momento este em que cada estudante apresentou, em 10 minutos, um diferente artigo selecionado, expondo os principais aspectos sobre questões endócrinas e metabólicas correlacionados à Covid-19, sendo seguida uma discussão de ideias entre os demais ligantes e professora orientadora acerca do assunto apresentado. Discussão: O método auxiliou aos aprendizes explorarem seus conhecimentos sobre temas variados, como a instrumentalização para refletir sobre seu próprio raciocínio, pensando, por exemplo, por quais caminhos associativos as suas reflexões deveriam percorrer e ainda como seria possível articular as informações. Conclusão: O método se mostrou bastante eficaz, se adequando ao novo método de ensino imposto pela pandemia, sendo capaz de esclarecer pontos bastante pertinentes sobre fisiopatologia do coronavírus. Os eventos de brainstorm organizados teve o propósito de atuar como ferramenta importante para o enriquecimento da formação acadêmica e de propagação do conhecimento em fisiologia endócrina metabólica, além de permitir uma maior interação humana, mesmo que virtual, o que em tempos de pandemia, foi de extrema importância.

 

 

References

Osborn AF. O poder criador da mente; princípios e processos do pensamento criador e do" Brainstorming". Ibrasa; 1957.

Ciarlini JR. Brainfood, dude!: Manual criativo e ilustrado de brainstorming para comunicadores organizacionais. 2014.

Esteves R. Brainstorm: Como gerar ideias com mais eficiência. São Paulo: Dash Editora; 2020.

Guilford JP. Creativity. American psychology; 1950.

Pascale P. ¿ Dónde está la creatividad? Una aproximación al modelo de sistemas de Mihaly Csikszentmihalyi. Arte, individuo y sociedade. 2005;17:63-86.

Colares KTP , De Oliveira W. Metodologias Ativas na formação profissional em saúde: uma revisão. Revista Sustinere. 2018;6(2):300-320.

Freitas CM, Freitas CASL, Parente JRF, Vasconcelos MIO, Lima GK, Mesquita KOD et al. Uso de metodologias ativas de aprendizagem para a educação na saúde: análise da produção científica. Trabalho, Educação e Saúde. 2015;13:117-130.

Costa JC, Costa CC. A criatividade e a educação: percursos. 23º Encontro Nacional da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual–Ensino das Artes Visuais: Identidade e Cultura no século XXI. 2011;8:97-118.

Gerhardt AFLM, Mendonça CM. O que fazer quando chovem idéias? O brainstorming e o planejamento de textos argumentativos. Cadernos do CNLF. 2019; 23(3):517-531.

Jackson SE. Team composition in organizational settings: Issues in managing an increasingly diverse workforce. In: Symposium on Group Productivity and Process. 1989, Texas A & MU, College Station, TX, US. Sage Publications, Inc, 1991.

Published

2021-10-21

How to Cite

CORRÊA, L. V. M.; ARAGÃO, B. D.; SARMENTO, I. G.; MACHADO, P. R. G.; ROCHA, A. C. R. Brainstorming: compartilhamento de informações – Um Relato de Experiência / Brainstorming: information sharing - An Experience Report. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 22799–22806, 2021. DOI: 10.34119/bjhrv4n5-369. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/38106. Acesso em: 21 apr. 2024.

Issue

Section

Original Papers