Terapia ocupacional, dança, pintura e expressividade: favorecendo espaços de encontro para adolescentes em abrigo institucional / Occupational therapy, dance, paint and expressivity: favoring encounter spaces for adolescentes in institutional care
DOI:
https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-232Keywords:
Acolhimento institucional, Dança, Pintura, Terapia OcupacionalAbstract
Introdução: As atividades expressivas, como dança e pintura, são recursos potenciais utilizados pelo terapeuta ocupacional para alcançar objetivos diversos, transformando as expressões do sujeito e reorganizando o sentido de sua existência. Objetivos: tem como objetivo geral discutir a intervenção do terapeuta ocupacional utilizando a dança e a pintura como recursos terapêuticos, no contexto da institucionalização com grupos de adolescentes; e objetivos específicos: descrever autoestima e expressão dos adolescentes em situação de abrigo após os grupos de terapia ocupacional e descrever o significado dos grupos de terapia ocupacional para eles. Métodos: trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e intervencionista, realizada na sede de serviço de acolhimento para adolescentes no município de Lagarto, Sergipe. Foram realizados dez encontros, uma vez por semana, com duração de 2 horas, durante um período de três meses, compostos por atividades de dança e pintura, nos quais foram coletadas informações dos participantes do estudo. Resultados: Seis adolescentes participaram da pesquisa (três do sexo masculino e três do sexo feminino). No decorrer dos encontros foi possível observar mudanças no comportamento dos participantes, ao longo das atividades conseguiram se expressar melhor por meio da dança e das pinturas, visto que na maioria das vezes a expressão e a autoestima são prejudicadas por todo o processo que o adolescente em abrigo institucional vivenciou e continua vivenciando. Conclusão: As intervenções do terapeuta ocupacional podem contribuir para a emancipação dos sentimentos que permitiram os adolescentes em abrigo institucional se expressarem melhor, expondo desejos e medos por intermédio das expressões artísticas propostas, facilitando as relações interpessoais entre os adolescentes através das atividades expressivas.
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