Metodologias ativas no desenvolvimento da monitoria em curso de graduação em enfermagem / Active methodologies in the development of monitoring in nursing undergraduate course

Authors

  • Thainá da Silva Cabral Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Raíssa Rafaella Santos Moreno da Silva
  • Thalita Costa Souza
  • Marcela Cristina dos Santos Barros
  • Roberto da Silva Bezerra
  • Andressa Ramos de Araújo
  • Keila Cristina Pereira do Nascimento Oliveira
  • Ana Carolina Santana Vieira

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv3n6-365

Keywords:

Aprendizagem, Cuidados de Enfermagem, Educação em Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Mentores.

Abstract

O Programa de Monitoria perpassa a formação acadêmica e favorece o processo de ensino-aprendizagem, assumindo um papel pedagógico em que trabalha sanando dúvidas, reforçando o conhecimento e construindo uma comunicação entre a tríade composta por docentes, monitores e estudantes. Deste modo, o presente estudo objetiva abordar a experiência vivenciada por acadêmicas de enfermagem a respeito do uso de ferramentas estratégicas para a construção do aprendizado durante a monitoria. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, acerca da vivência de discentes-monitoras da disciplina Métodos e Processos de Intervenção de Enfermagem 1 da Universidade Federal de Alagoas. Ao longo do semestre a monitoria foi desenvolvida tomando como base o cronograma da disciplina e seguindo as solicitações e dificuldades externadas pelos discentes.  Deste modo, foram realizadas rodas de conversa, revisões expositivas, representações práticas dos procedimentos de enfermagem, bem como a estimulação para reprodução por parte dos alunos. Além disso, as monitoras construíram mapas mentais sobre o Exame Físico para disponibilizar aos alunos e fomentar os estudos. Em suma, o resultado desejado foi transformar os conteúdos densos em uma forma mais suave para o estudo. A monitoria possibilitou o crescimento acadêmico e favoreceu a experiência de introduzir estratégias que auxiliam na aprendizagem teórico-prática. A atuação nas atividades educacionais contribuiu para a desenvoltura das habilidades teórico-práticas e a experiência de descobrir a vocação e aflorar o desejo pela docência.

 

References

ANDRADE, E.G.R; RODRIGUES, I.L.A; NOGUEIRA; L.M.V; SOUZA, D.F. Contribuição da monitoria acadêmica para o processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem. Rev. Bras. Enferm. v. 71, n. 4, p. 1596-1603, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672018001001596&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 25 nov. 2020.

BARROS, A. W. M. S. et al. Monitoria acadêmica em enfermagem: uma revisão de literatura. Brazilian Journal Health Review, v. 3, n. 3, p. 4785-4794, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/10317/8639 . Acesso em: 04 dez. 2020.

CHAVES, U. S. B. et al. Relato de experiência da utilização de metodologias ativas na prática da monitoria de um curso de Enfermagem. Research, Society and Development, v. 9, n.9, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/343865816_Relato_de_experiencia_da_utilizacao_de_metodologias_ativas_na_pratica_da_monitoria_de_um_curso_de_Enfermagem. Acesso em: 23 nov. 2020.

FERNANDES, N. C. et al. Monitoria acadêmica e o cuidado da pessoa com estomia: relato de experiência. Revista Mineira de Enfermagem. Belo Horizonte, v.19, n. 2, p. 238-241, 2015. Disponível em: https://www.reme.org.br/artigo/detalhes/1018. Acesso em: 23 nov. 2020.

GONZAGA, I.B.M; PEREIRA, A.L.A. A importância da monitoria acadêmica: relato de experiência. Anais Congr. Ens. Pesq. Exten. da UEG. v. 4, 2017. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/cepe/article/view/11047/8218. Acesso em:29 nov. 2020.

JÚNIOR, V. C. A Utilização de Mapas Conceituais como Recurso Didático para a Construção e Interrelação de Conceitos. Rev. Bras. de Educação Médica. São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000300017. Acesso em: 30 nov. 2020.

MATOSO, L.M.L. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Revista Científica da Escola da Saúde. Natal, a.3, n.2, p.77-83, 2014. Disponível em: https://repositorio.unp.br/index.php/catussaba/article/view/567/461. Acesso em: 23 nov. 2020.

SALES, F; SILVEIRA, E. A importância do Programa de Monitoria no ensino de Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Rev. Ciênc. Inform. Doc. v. 7, n. 1, p. 131-149, 2016. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/89337. Acesso em: 21 nov. 2020.

ZANDOMENEGHI, A. L. A. O. et al. A utilização do mapa mental como ferramenta facilitadora no desenvolvimento da habilidade da escrita. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 8, n. 1. 2015. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3915. Acesso em: 01 dez. 2020.

Published

2020-12-30

How to Cite

CABRAL, T. da S.; DA SILVA, R. R. S. M.; SOUZA, T. C.; BARROS, M. C. dos S.; BEZERRA, R. da S.; DE ARAÚJO, A. R.; OLIVEIRA, K. C. P. do N.; VIEIRA, A. C. S. Metodologias ativas no desenvolvimento da monitoria em curso de graduação em enfermagem / Active methodologies in the development of monitoring in nursing undergraduate course. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 19944–19952, 2020. DOI: 10.34119/bjhrv3n6-365. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22402. Acesso em: 28 apr. 2024.

Issue

Section

Original Papers