As dificuldades da gestação na adolescência e o uso de psicofármacos: um relato de caso / The difficulties of pregnancy in adolescence and the use of psychotropic drugs: a case report

Authors

  • Letícia de Alcântara Pereira
  • Patrícia Roberta De Vicente Binda

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv3n6-257

Keywords:

Obstetrícia, Adolescente, Gravidez na adolescência, Gravidez de Alto Risco, Psicotrópicos.

Abstract

A gravidez é uma condição que traz diversas consequências na vida de uma adolescente, tanto dos pontos de vista social e biológico, quanto do psicológico. O objetivo, portanto, é relatar a experiência de uma adolescente gestante e discutir como suas condições psicossociais e o uso de psicofármacos poderiam ser manejados. Primigesta de 16 anos, branca, desempregada, escolaridade 7º ano do Ensino Fundamental, em relacionamento de 8 meses com parceiro de 23 anos, com 12 semanas e 5 dias de uma gestação não planejada, vem a serviço público de gestação de alto risco de cidade do interior do Paraná para primeira consulta de pré-natal. Tabagista há quatro anos, fumava 1 carteira/dia mas relata ter diminuído para 5 cigarros/dia e também ter parado de beber quando soube da gravidez. Paciente relata que fazia uso de medicamentos para depressão (Sertralina e Haloperidol) há 1 ano, devido a nervosismo após separação dos pais e alguns episódios de automutilação. Entretanto, decidiu parar de tomá-los devido à gravidez, gerando reincidência de crises de nervosismo. Foram dadas orientações nutricionais, vitamínicas e de rotina e discutiu-se a necessidade de retomar suas medicações ou trocá-las. A literatura ainda não estabeleceu a segurança exata do uso de psicofármacos durante a gestação, porém há estudos que apontam para fármacos menos teratogênicos que poderiam ser utilizados. Assim, é imprescindível verificar se os riscos desse tratamento superam os benefícios, afinal cessar abruptamente o tratamento também pode ser maléfico à paciente. Na literatura, tem-se como seguros na gestação o uso de Nortriptilina ou Sertralina como antidepressivos, e do Haloperidol, como antipsicótico. Ademais, também há opções fitoterápicas eficazes que poderiam ser uteis, além de acompanhamento com psicoterapeuta. Portanto, as perspectivas científicas, os benefícios e riscos devem ser apresentados e discutidos com a paciente para proporcionar-lhe um melhor desfecho clínico.

References

AMORIM I, RODRIGUES L, ROCHA M, BARROS M. Avaliação Do Uso De Psicofármacos Durante O Período De Gravidez E Lactação. Inovale. 2020;1(1):1–6.

Ramos Pinto KC de L, Ederli SF, Vicente LM, Batista AF, Bignardi B, Santos DA, et al. Principais complicações gestacionais e obstétricas em adolescentes. Brazilian J Heal Rev. 2020;3(1):873–82.

Nunes MADS, Silva RR. Adolescent pregnancy?: perception of adolescent parents. ReOnFACEMA, 2018;4(3):1152–7.

Machado J. Um caso de gestação na adolescência?: algumas considerações práticas e bioéticas. Scientia Medica, 2005;

Blaya C, Lucca G, Bisol L, Isolan L. Diretrizes Para O Uso De Psicofármacos Durante a Gestação E Lactação. Psicofármacos Consult Rápida [Internet]. 2005;393. Available from: http://www.ufrgs.br/psiquiatria/psiq/Psicofármacos na gravidez e amamentação final.pdf

Melo M. Elaboração de Relatos de Casos. Rev Port Clínica Geral. 2001;(17):487–92.

Published

2020-12-16

How to Cite

PEREIRA, L. de A.; BINDA, P. R. D. V. As dificuldades da gestação na adolescência e o uso de psicofármacos: um relato de caso / The difficulties of pregnancy in adolescence and the use of psychotropic drugs: a case report. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 18677–18679, 2020. DOI: 10.34119/bjhrv3n6-257. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21675. Acesso em: 28 apr. 2024.

Issue

Section

Original Papers