Atuação dos acadêmicos de enfermagem na consulta puerperal: relato de experiência / Performance of nursing academics in puerperal consultation: experience report

Authors

  • Kawane Da Silveira Covre Costa Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Keila Cassimiro Cordeiro Lipke
  • Maria Paula Cezar Silva
  • Juraci Tostes Pereira da Gama
  • Hítalo Calaça Aguiar
  • Kelli Cristina Gonçalves da Silva
  • Kelly De Andrade Pires
  • Teresinha Cícera Teodoro Viana

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv3n6-226

Keywords:

Enfermagem, Consulta, Puerpério.

Abstract

A atenção especializada da enfermagem à mulher e ao recém-nascido no pós-parto é de suma importância para a diminuição de morbimortalidade para ambos. O objetivo do resumo é explicitar a vivência de acadêmicos de Enfermagem, em uma consulta puerperal em UBS do Município de Cacoal-RO, contendo três puérperas, sendo o primeiro contato com a enfermagem após o parto. Trata-se de um estudo descritivo na modalidade relato de experiência, resultante de uma atividade prática desenvolvida na disciplina de Enfermagem-Pediátrica. A consulta foi realizada seguindo um questionário pertinente à paciente, abordando assuntos sobre o parto, identificando as condições em que foi realizado e do atendimento em geral na maternidade; buscou-se reconhecer se haviam queixas de dor geral ou ao urinar, sangramentos e febre, sempre com objetivo de tratamento precoce a possíveis intercorrências. O exame físico foi realizado com foco na avaliação da cicatriz cirúrgica/genitália, e do abdômen avaliando involução uterina; foi orientado sobre métodos contraceptivos e disponibilizado àquelas que não utilizavam. Também foi questionado sobre o estado emocional da genitora e sua nova rotina com o RN diante dos inúmeros cuidados a serem realizados, dentre eles, o banho de sol no bebê, que proporciona quebra nas partículas de bilirrubina no sangue e nas mamas, que evita fissuras e proporciona amamentação adequada, além de orientá-las sobre este assunto desde a pega correta no mamilo, até a importância do aleitamento exclusivo até o 6º mês de vida do bebê. Consideramos que se obteve êxito no atendimento à puérpera, pois foi proporcionado o esclarecimento de dúvidas e realizado orientações específicas, proporcionando uma consulta de qualidade.

 

 

References

BRASIL. Ministério Da Saúde. Cadernos de Atenção Básica: Atenção ao Pré-Natal de

Baixo Risco, Brasília - DF, 2012, P. 259-260. Disponível em:

<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_32_prenatal.p

df>.

Published

2020-12-10

How to Cite

COSTA, K. D. S. C.; LIPKE, K. C. C.; SILVA, M. P. C.; DA GAMA, J. T. P.; AGUIAR, H. C.; DA SILVA, K. C. G.; PIRES, K. D. A.; VIANA, T. C. T. Atuação dos acadêmicos de enfermagem na consulta puerperal: relato de experiência / Performance of nursing academics in puerperal consultation: experience report. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 18271–18273, 2020. DOI: 10.34119/bjhrv3n6-226. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21376. Acesso em: 29 apr. 2024.

Issue

Section

Original Papers