Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene

Authors

  • Antônio Régis Coelho Guimarães
  • Fernanda Beatriz Galvani
  • Giovana Bertoni Palis Samora
  • Maria Moreira Scarpellino
  • Rafael Pereira Amorim
  • Maura Regina Guimarães Rabelo
  • Marilene Rivany Nunes
  • Marcos Leandro Pereira

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv3n6-189

Keywords:

Bullying, Saúde escolar, Intimidação escolar, Promoção da Saúde.

Abstract

O bullying é um termo em inglês utilizado para designar todas as atitudes agressivas, intencionais e repetidas que causem dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder, tornando possível a intimidação da vítima. Através de uma pesquisa de campo, de caráter transversal, quali-quantitativo, por meio de dinâmicas, palestras e aplicação do questionário de Olweus (1998), o presente estudo tem por objetivo traçar o perfil da vítima e do agressor, assim como sua prevalência entre os estudantes do oitavo ano da Escola Estadual Abner Afonso, em Patos de Minas-MG. A amostra do estudo contabilizou 105 indivíduos. O coeficiente de correlação de Pearson (r = 0,57) e gráficos de representatividade foram utilizados para associar as variáveis “frequência vítima” e “frequência agressor”, foi evidenciada correlação positiva. Evidenciou-se que a intervenção por meio de atividades lúdicas tem se mostrado um dos meios mais eficientes no que tange a conscientização, a reflexão, a prevenção e o combate ao bullying.

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Published

2020-12-06

How to Cite

GUIMARÃES, A. R. C.; GALVANI, F. B.; SAMORA, G. B. P.; SCARPELLINO, M. M.; AMORIM, R. P.; RABELO, M. R. G.; NUNES, M. R.; PEREIRA, M. L. Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 17813–17818, 2020. DOI: 10.34119/bjhrv3n6-189. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21075. Acesso em: 28 apr. 2024.

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