E-commerce no Brasil: revisão sistemática de literatura de 2011 a 2021 / E-commerce in Brazil: systematic literature review from 2011 to 2021

Autores

  • Paulo Thiago Gomes Camêllo da Costa Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Jose Frederico Fonseca Assis de Almeida
  • Juliana Monteiro Fernandes
  • Luciane Meneguin Ortega

DOI:

https://doi.org/10.34140/bjbv3n4-014

Palavras-chave:

e-commerce, revisão sistemática, Brasil, mercados emergentes

Resumo

O surgimento da era digital e da internet no final do século XX desencadeou uma proliferação de novos modelos de negócios eletrônicos e continua a evoluir consistentemente nas últimas três décadas (Mendonça, 2016). O início do e-commerce no Brasil remonta ao meio da década de 1990, então o tema ainda é bastante recente no mercado e a produção acadêmica enxuta reflete essa jovialidade do tema. O presente estudo qualitativo se propôs a levantar, a partir de uma revisão sistemática de literatura em bases de artigos disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES, quais são os temas abordados na produção acadêmica a respeito do e-commerce no Brasil entre o período de 2011 e maio de 2021. A partir de uma pesquisa inicial com 642 artigos e mais três rodadas de refinamento foram selecionados 23 artigos válidos que foram analisados em profundidade. Esses artigos foram agrupados em três grandes temas: comportamento do consumidor, negócios e outros. O presente artigo se mostra relevante em função da contemporaneidade do tema e como ponto de partida para futuras pesquisadores se aprofundarem nos tópicos identificados e nos aspectos ainda não abordados sobre comércio eletrônico no Brasil.

 

Referências

AL-TIT, A. A. E-commerce drivers and barriers and their impact on e-customer loyalty in small and medium-sized enterprises (Smes). Business: Theory and Practice, v. 21, n. 1, p. 146–157, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3846/btp.2020.11612

ALDAIRANI, S., OMAR, R., & QUOQUAB, F. (2018). Systematic review: entrepreneurship in conflict and post conflict. Journal of Entrepreneurship in Emerging Economies, 10(2), 361-383.

ATLANTICO. Transformação digital na América Latina. São Paulo. 2020.

BELLI KRAUS, Camila & SANTOS, Thiago. (2018). Comportamento do Consumidor em Compras Online em Sites da China / Consumer Behavior on Online Shopping in China Websites. 6. 67-81. Acesso em 10 jul. 2021.

BRENES, E. R.; CHATTOPADHYAY, A.; MONTOYA, D. C. Grupo Britt N.V.: Should it seek to expand business in the USA? Academia, v. 26, n. 3, p. 373–394, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1108/ARLA-07-2013-0104

CAMELO, Caeverton & THOMÉ, Karim & JUNQUEIRA, Ana. (2018). Café e Valores de Consumo dos Brasileiros. Revista Brasileira de Marketing. 17. 220-236. 10.5585/remark.v17i2.3592. Acesso em 10 jul. 2021.

CAO, X.; CHAUDHRY, S.; XU, L. Da. Electronic markets in emerging markets. Electronic Markets, v. 29, n. 2, p. 151–152, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s12525-019-00343-0

DUARTE,A., MACAU, F., SILVA,C.F., SANCHES,L.M. Last mile delivery to the bottom of the pyramid in Brazilian slums. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management.2019.

DAKDUK, S.; HORST, E.; SANTALLA, Z.; MOLINA, G.; Malavé, J. Customer Behavior in Electronic Commerce: A Bayesian Approach. J. Theor. Appl. Electron. Commer. Res. 2017, 12(2), 1-20; https://doi.org/10.4067/S0718-18762017000200002. https://www.mdpi.com/0718-1876/12/2/8

Acesso em 10 jul. 2021.

DIAS, J. P. da S.; HEMAIS, M. W. CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA E COMPRAS ON-LINE: RECEIOS EM CONSUMIR PELA INTERNET. Revista de Gestão, v. 22, n. 1, p. 115–132, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5700/rege554

DIAS, Suzi; SANTOS, Rosilene; MARTINS, Vinicius & ISABELLA, Giuliana. (2014). Efeitos das Estratégias de Marketing de Compras Coletivas Sobre o Comportamento Impulsivo. REMark. 13. 138-151. 10.5585/remark.v13i3.2646.Acesso em 10 jul. 2021.

FERREIRA, Maura. Conhecimento do consumidor, tendência À maximização e a busca de informação após decisões/Consumers' knowledge, maximizing tendencies, and post-decision information search/Conocimiento de los consumidores, tendencia a la maximizacion y la busqueda de informacion posterior a decisiones." RAE, vol. 60, no. 1, 2020, p. 20+. Gale Academic OneFile, link.gale.com/apps/doc/A625710886/AONE?u=capes&sid=bookmark-AONE&xid=827bc428. Acesso em 10 jul. 2021.

GÖKMEN, A. Virtual business operations, e-commerce & its significance and the case of Turkey: Current situation and its potential. Electronic Commerce Research, v. 12, n. 1, p. 31–51, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10660-011-9084-2

IBAM, E. O.; BOYINBODE, O. K.; AFOLABI, M. O. EAI Endorsed Transactions e-Commerce in Africa : The Case of Nigeria. EAI Endorsed Transactions on Serious Games, v. 4, n. 15, p. 3–8, 2018.

MENDEZ, L.Z.R. (2013). E-commerce: origem, desenvolvimento e perspectivas. Monografia de Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Retrieved from http://hdl.handle.net/10183/78391

MENDONÇA, H. G. de. E-Commerce. Revista Inovação, Projetos e Tecnologias, v. 4, n. 2, p. 240–251, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5585/iptec.v4i2.68

QUITÉRIA, C.; MORETTI, S. L. A. Relacionamento, Facilidade de Uso Percebida, Comunicação Boca a Boca e Hospitalidade Virtual em Compras Online: Validação de um Modelo de Pesquisa . Revista Brasileira de Marketing, v. 17, n. 4, p. 620-636, 2018.

REDAÇÃO. A história do e-commerce no Brasil. Disponível em: https://news.comschool.com.br/a-historia-do-e-commerce-no-brasil/. Comschool. 2018. Acesso em 10 jul. 2021.

REDAÇÃO. Maiores Empresas do Mercado E-commerce no Brasil em 2021. Disponível em: https://comoinvestir.thecap.com.br/maiores-empresas-mercado-e-commerce-brasil/. The CAP.2021.Acesso em 10 jul. 2021.

RONDÁN-CATALUÑA, F. J.; ARENAS-GAITÁN, J.; RAMÍREZ-CORREA, P. Travel Buying Behavior in Social Network Site Users: to Buy Online vs. Offline. Journal of theoretical and applied electronic commerce research, v. 10, n. 1, p. 49–62, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.4067/S0718-18762015000100005

SCHLEMMER, A.; PADOVANI, S. Analytical study of stages and information that constitute online shopping/Estudo analítico dos estágios e informações que compõem a compra online. Brazilian Journal of Information Design, v. 10, p. 224+, 2013. Disponível em: https://link.gale.com/apps/doc/A465696154/AONE?u=capes&sid=bookmark-AONE&xid=2bb1a7bd

SOUZA, M. C.; SAUERESSIG, G. G.; GUSTAVO JUNIOR, J. U.; LUCHESE, J.; BAUER, J. M.; SELLITTO, M. A. Identificação De Perdas Em Processo De E-Commerce Segundo O Referencial Do Sistema Toyota De Produção. Holos, v. 8, p. 192, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.15628/holos.2016.3191

SRINIVASAN, S.; BARKER, Robert. "Global analysis of security and trust perceptions in web design for e-commerce." International Journal of Information Security and Privacy, vol. 6, no. 1, 2012, p. 1+. Gale Academic OneFile, link.gale.com/apps/doc/A294896164/AONE?u=capes&sid=bookmark-AONE&xid=ba55244f. Acesso em 10 jul. 2021

TAVARES, Lucas. Com pandemia, 7 milhões compraram na internet pela primeira vez no Brasil. Disponível em:https://exame.com/bussola/com-pandemia-7-milhoes-compraram-na-internet-pela-primeira-vez-no-brasil/. EXAME.2021.Acesso em 10 jul. 2021.

TURBAN, E., KING, D. Comércio Eletrônico: Estratégia e Gestão. Tradução de Arlete Simille Marques. São Paulo: Prentice Hall. 2004.

TURAN, A. H. Internet Shopping Behavior of Turkish Customers: Comparison of Two Competing Models. Journal of theoretical and applied electronic commerce research, v. 7, n. 1, p. 13–14, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.4067/S0718-18762012000100007

UNCTAD. 2021. ESTIMATES OF GLOBAL E-COMMERCE 2019 AND PRELIMINARY ASSESSMENT OF COVID-19 IMPACT ON ONLINE RETAIL 2020. https://unctad.org/system/files/official-document/tn_unctad_ict4d18_en.pdf

VELUDO-DE-OLIVEIRA, Tânia & HUERTAS, Melby. (2018). Satisfação, Confiança e Familiaridade no Varejo Online e o Papel Moderador da Experiência. Revista Brasileira de Marketing. 17. 415-428. 10.5585/remark.v17i3.3810. Acesso em 10 jul. 2021.

VENTRE, I.; KOLBE, D. The Impact of Perceived Usefulness of Online Reviews, Trust and Perceived Risk on Online Purchase Intention in Emerging Markets: A Mexican Perspective. Journal of International Consumer Marketing, v. 32, n. 4, p. 287–299, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08961530.2020.1712293

WEBSHOPPERS. 43ª edição | 2021. Disponível em: https://www.mobiletime.com.br/wp-content/uploads/2021/03/Webshoppers_43.pdf Acesso em: 22 jun. 2021.

WRESCH, W.; FRASER, S. Persistent Barriers to E-commerce in Developing Countries. Journal of Global Information Management, v. 19, n. 3, p. 30–44, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.4018/jgim.2011070102

ZANNETI, M.C.V, MARROCO,A.P., CAMPOS JR. H.S. Adaptação da Metaheurísticas GRASP como alternativa para melhorar o desempenho da logística aplicada ao e-commerce. Holos. 2014.

Downloads

Publicado

2021-08-20

Como Citar

da Costa, P. T. G. C., de Almeida, J. F. F. A., Fernandes, J. M., & Ortega, L. M. (2021). E-commerce no Brasil: revisão sistemática de literatura de 2011 a 2021 / E-commerce in Brazil: systematic literature review from 2011 to 2021. Brazilian Journal of Business, 3(4), 2969–2982. https://doi.org/10.34140/bjbv3n4-014

Edição

Seção

Artigos