Alteridade na educação: uma abordagem da prática docente na educação básica / Change in education: an approach to teaching practice in basic education

Authors

  • Kátia Maria Limeira Santos
  • Ada Augusta Celestino Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.34115/basr.v3i1.862

Keywords:

Alteridade. Educação básica. Prática docente.

Abstract

Este artigo mostra que a transformação ocorrida na sociedade contemporânea no mundo do trabalho tem exigido cada vez mais da escola um papel fundamental na formação do sujeito. Com isso, a relação social é uma relação entre sujeitos: eu-outro, e a escola é um espaço de formação, onde a relação da alteridade com a educação torna-se indispensável. O objetivo é fundamentar a importância da alteridade na educação básica através da relação pedagógica, visando à construção do saber e a aprendizagem do aluno, bem como a formação de caráter. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico com base nos pressupostos teóricos de autores que tratam do respectivo tema. A hipótese é a de compreender a alteridade na relação pedagógica no ambiente escolar possibilitando a construção do saber entre professor e aluno. Constatou-se com o resultado da pesquisa que uma vez existindo respeito mútuo na relação pedagógica, o aluno da educação básica tende a se desenvolver cognitivamente e emocionalmente, melhorando sua aprendizagem.

References

ARRUDA, Angela (org.) Representado a alteridade. 2ªed. Petrópolis- RJ, Vozes, 2002. BEZERRA, Ada Augusta Celestino; NASCIMENTO, Marilene Batista da Cruz e SANTANA, Edineide. A questão da prática e da teoria na formação do professor. Ed.UFC, Fortaleza, 2012.

Ada Augusta Celestino. Gestão democrática da construção de uma proposta curricular no ensino público: a experiência de Aracaju. Ed.UFAL, Maceió-AL, 2007.

BRASIL, LEI Nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. LDB. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos.

COSTA, Antônio Carlos Comes da. O professor como educador: um resgate necessário e urgente. Salvador. Fundação Luís Eduardo Magalhães, 2001.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre, Artmed, 2008.

ENS, Romilda Teodora; GISI, Maria Lurdes e EYNG, Ana Maria. Formação de professores: possibilidades e desafios do trabalho docente na contemporaneidade. Ver. Diálogo Educ. v.11, p.309-329, maio/ago.2011. Disponível: http://www.pucpr.br Acesso em 19/06/2014 às 11:00hs.

NÓVOA, António. (org.). Profissão professor. 2. ed. (Coleção Ciências da Educação). Portugal, Porto Editora, 1995.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 8ª ed. São Paulo, Cortez, 2010.

SANTOS. Eliane Gomes dos e SADALA, Maria da Gloria Schwab. Alteridade e Adolescência: uma contribuição da psicanálise para a educação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 2, p. 555-568, abr./jun. 2013. Disponível em: http://www.ufrgs.br/edu_realidade.

SILVA, Soane Maria Santos Menezes Trindade; MACHADO, Márcia Alves de Carvalho; BEZERRA, Ada Augusta Celestino. Alteridade: para mim e para si. Anais do XXI EPENN, Recife, PE: 2013.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interação humana. Tradução de João Batista Kreuch. 3. Ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

TREVISAN, Amarildo Luiz e TOMAZETTI Elisete M. (orgs.). Cultura e alteridade: Confluências. Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil, 2006. ISBN da versão impressa: 86-7429-567- 1.

Published

2018-11-29

How to Cite

Santos, K. M. L., & Bezerra, A. A. C. (2018). Alteridade na educação: uma abordagem da prática docente na educação básica / Change in education: an approach to teaching practice in basic education. Brazilian Applied Science Review, 3(1), 693–702. https://doi.org/10.34115/basr.v3i1.862

Issue

Section

Original articles