As relações entre compreensão das fases lunares e construção de perspectivas: um estudo piagetiano / The relations between lunar phases understanding and perspectives construction: a piagetian study
DOI:
https://doi.org/10.34115/basr.v3i1.772Keywords:
Fases da Lua. Construção de perspectiva. Jean PiagetAbstract
Este artigo tem por objetivo apresentar as ideias de estudantes do ensino fundamental II sobre a ocorrência das fases da Lua, bem como cotejá-las com a construção de uma relação de perspectivas. Para isso, participaram 20 alunos, matriculados no 8º ano de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de dois instrumentos: o primeiro, uma entrevista clínico-crítica que questionou os estudantes sobre os motivos das fases lunares; o segundo, uma prova operatória piagetiana que avalia o relacionamento de perspectivas espaciais. As respostas à entrevista foram consideradas quanto ao seu conteúdo e, a partir disso, categorias foram criadas. Já a prova operatória foi analisada conforme os protocolos piagetianos. Em acréscimo à análise qualitativa, empreendeu-se um teste estatístico em busca de correlações entre a resposta da entrevista e o estádio obtido na prova operatória. Percebeu-se que os estudantes, em grande parte, não sabem explicar o fenômeno ou quando o fazem, apropriam-se de explicações superficiais, pouco próximas das científicas. Em relação às condutas na prova, de modo geral, os participantes pensam as relações de perspectiva por meio de instrumentos cognitivos do estádio operatório concreto. Assim, não foi encontrada uma correlação positiva entre as variáveis pesquisadas, o que implica afirmar que os estudantes têm condições cognitivas de pensar sobre os elementos envolvidos na compreensão das fases da Lua, mas quando precisam coordená-los, como no caso da explicação científica, não o fazem.
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