Estudo do mercado e perfil do consumidor do fruto da Pitaya Vermelha, no município de Tomé-AÇU/PA / Market study and consumer profile of the fruit of Pitaya Red, in county of Tomé-AÇU/PA
DOI:
https://doi.org/10.34115/basrv4n2-002Keywords:
mercado, consumidor, Hylocereus polyrhizus.Abstract
As mudanças constantes nas diversas formas de consumo, estimula cada vez mais pesquisa relacionadas ao mercado e ao perfil do consumidor, neste sentido, o objetivo deste estudo foi analisar o mercado e contextualizar o perfil do consumidor do fruto da pitaya vermelha no município de Tomé-Açu/PA. A amostra foi de 300 entrevistados em diversos pontos de vendas, para a coletada dos dados foi aplicado um questionário contendo perguntas estruturadas e semiestruturadas, as quais abordaram aspectos relacionados ao mercado e a satisfação dos consumidores. Os resultados apontaram que os principais aspectos decisivos no ato da compra foi a cor e o sabor, seguidos de higiene e preço do produto. Na demanda por pitaya para o coeficiente de elasticidade-preço foi de (-0,332), mostrando a relação inversa entre preço e quantidade, para a elasticidade-renda o coeficiente foi de 0,205 indicando, que aumentos de 10% na renda dos consumidores provocaram aumentos de 2,05% na demanda por pitaya e o principal substituto foi o açaí com 45,33% de representatividade das respostas.
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