Direitos fundamentais no Brasil e o processo evolutivo

Authors

  • Leandro Silva Carneiro Zorzi

DOI:

https://doi.org/10.34115/basrv7n2-013

Keywords:

direitos fundamentais, evolutivo, eficácia, processo, problemática, constituição

Abstract

Os direitos fundamentais revelaram-se com o intento de restringir e controlar os abusos do poder do Estado, bem como garantir aos cidadãos uma vida mais digna. Contudo, tais direitos estão em constante evolução e transformação, ou seja, são alterados de acordo com o desenvolvimento da sociedade.Os direitos fundamentais possuem diversas nomenclaturas, dentre elas, direitos do homem, direitos humanos e direitos fundamentais. A primeira a surgir foi a dos direitos do homem, em razão do simples fato do ser humano existir, isso faz com que ele esteja sujeito aos direitos naturais. Com o iluminismo e o reconhecimento do indivíduo como sujeito de direitos, popularizou-se a expressão “direitos do homem”. Por outro lado, os direitos fundamentais nada mais são do que direitos humanos positivados nas Constituições. Os direitos fundamentais vêm sendo alterados conforme o desenvolvimento da sociedade e ao longo do tempo passaram por diversos estágios de evolução, assim, foram classificados em dimensões. No Brasil, depois de 21 anos do regime militar, no dia 5 de outubro de 1988,  foi promulgada uma nova Constituição denominada Constituição cidadã. Ela incluiu os direitos fundamentais no rol de cláusulas pétreas, proibindo que os direitos fundamentais fossem abolidos ou suprimidos do texto constitucional. No entanto, um dos maiores problemas que pairam sobre tais direitos é a sua solidificação e efetividade, motivos pelos quais serviram de inspiração para a realização deste trabalho de conclusão do curso de pós-graduação em Direito Constitucional assim denominado “Direitos Fundamentais no Brasil e o Processo Evolutivo.”

References

BINENBOJM, Gustavo. Direitos humanos e justiça social, as idéias de liberdade e igualdade no final do século XX. In: TORRES, Ricardo Lobo (Org). Legitimação dos Direitos Humanos. Rio de Janeiro: Renovar , 2002.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. 13. ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1992.

BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. 23. ed. São Paulo: Malheiros Editores Ltda, 2008.

BRASIL. Constituição (1988) Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília:DF, Senado, 1988.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Constituição dirigente e vinculação do legislador: contributo para a compreensão das normas constitucionais programáticas. Coimbra editora Lda, 2000.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito constitucional e teoria da Constituição. 5. ed. Coimbra Portugal: Almedina, 2002.

COMPARATO, Fábio Konder. A Afirmação histórica dos direitos humanos. 2 ed.Saraiva, São Paulo: 2001.

DIMOULIS, Dimitri; MARTINS, Leonardo. Teoria geral dos direitos fundamentais. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais. 2009.

FACHIN, Melina Girardi. Direitos humanos e fundamentais: do discurso à prática efetiva: um olhar por meio da literatura. Porto Alegre: Nuria Fabris, 2007.

FILHO FERREIRA, Manoel Gonçalves. Direitos humanos fundamentais. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2000.

FLORES, Joaquín Herrera. A reinvenção dos direito humanos. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009.

GALDINO, Flávio. O custo dos direitos. In: TORRES, Ricardo Lobo (Org). Legitimação dos Direitos Humanos. Rio de Janeiro: Renovar , 2002.

GALTUNG, Jonhan. Direitos humanos - uma nova perspectiva. Lisboa: Instituto Piaget.Lisboa, 2009.

GEBRAN NETO, João Pedro. A aplicação imediata dos direitos e garantiasindividuais: a busca de uma exegese emancipatória. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

HESSE, Konrad. A força normativa da Constituição. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1991.

LEITE, José Rubens Moratto; AYALA, Patryck de Araújo. Direito ambiental na sociedade de risco. 2.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

MENDES, Gilmar Ferreira; COELHO, Inocêncio Mártires; BRANCO Paulo Gustavo Gonet. Curso de direito constitucional. São Paulo: Saraiva, 2007.

MORAES Alexandre de. Direito Constitucional. 23. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos: desafios da ordem internacional contemporânea. In: PIOVESAN, Flávia (Org). Direitos Humanos. Curitiba: Juruá, 2006.

SANTOS, Cleber Mesquita dos. Os direitos humanos, o Brasil e o desafio de um povo. São Paulo: LTR, 1998.

SARLET, Ingo Wolfgang. A dignidade da pessoa humana e os direitos fundamentais na constituição federal de 1988. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1998.

SILVA, Fernanda Lopes da. Fundamentando os direitos humanos: um breve inventário. In:TORRES, Ricardo Lobo (Org). Legitimação dos Direitos Humanos. Rio de Janeiro: Renovar , 2002.

SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 22. ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2003.

SILVA, Reinaldo Pereira e. A teoria dos direitos fundamentais e o ambiente natural como prerrogativa humana individual. Revista de direito ambiental. São Paulo, ano. 12, n. 46, p. 164 – 189, abr./jun./2007.

THEODORO, Marcelo Antonio. Direitos fundamentais & sua concretização. Curitiba: Juruá Editora, 2006.

WILLIS, Santiago Guerra Filho (Coord). Dos direitos humanos aos direitos fundamentais. Porto Alegre: Editora Livraria do Advogado, 1997.

WOLKMER, Antonio Carlos. Introdução aos fundamentos de uma teoria geral dos “novos” direitos. In LEITE, José Rubens Morato; WOLKMER, Antonio Carlos (Coord). Os novos direitos no Brasil: natureza e perspectivas: uma visão básica das novas conflituosidades jurídicas. São Paulo: Saraiva, 2003.

Published

2023-08-11

How to Cite

Zorzi, L. S. C. (2023). Direitos fundamentais no Brasil e o processo evolutivo. Brazilian Applied Science Review, 7(2), 600–642. https://doi.org/10.34115/basrv7n2-013

Issue

Section

Artigos originais