Introdução à engenharia como disciplina estruturante do primeiro ano de um curso de engenharia / Introduction to engineering as a structuring subject of the first year of an engineering course

Authors

  • Patricia Antonio de Menezes Freitas
  • Hector Alexandre Chaves Gil
  • Octavio Mattasoglio Neto
  • Efraim Cekinski
  • Luciano Gonçalves Ribeiro
  • Tatiana Guinoza Matuda Masaoka

DOI:

https://doi.org/10.34115/basr.v2i3.473

Keywords:

pbl, introdução à engenharia, primeiro ano, habilidades formativas.

Abstract

Este trabalho discute a disciplina Introdução à Engenharia (INTENG), oferecida a todos os alunos ingressantes nos nove cursos de engenharia do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia – CEUN/IMT. Atualmente estruturada na forma de um PBL – Project Based Learning, a disciplina é aquiapresentada desde sua concepção até sua implantação e os primeiros resultados obtidos neste 1º semestre de 2017. No contexto do ciclo básico dos cursos de engenharia, a disciplina INTENG compõe um dos dois eixos de condução da 1ª série, a saber: Profissional e Formativo de Habilidades Específicas, que se completa com o eixo Motivacional e Formativo de Habilidades Transversais.

 

References

CARDOSO, A. T. M.; SCHEER, A. de P. Diagnóstico do acompanhamento acadêmico dos calouros de engenharia química da UFPR. Anais: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, XXXI, 2003, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: IME, 2003. CDRom.

SILVA, G. F. B. L.e TOFFOLI, S. M. Emprego de ferramentas baseadas no ensino por meio da solução de problemas e desenvolvimento de projetos no ensino de Introdução à Engenharia. Anais do XLIV COBENGE 2016. Natal, RN. 2016. ISSN 2175–957X.

NANNI, H. Introdução à engenharia no Instituto Mauá. In: Pedagogia Universitária e sucesso acadêmico. Org. TAVARES, J. et al. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2002.

MAESTRELLI, N. C.; IGARASHI, M. de O.; MAMMANA, S. Ensino de ferramentas básicas de qualidade: Uma proposta para a disciplina introdução à Engenharia de Produção. Anais: Juiz de Fora, MG. 2014.

MONACO, R. D.; MARQUES, A. E. B.; ZANINI, A. S. A disciplina de Introdução à Engenharia como ferramenta para a redução da carência de conhecimentos básico e da evasão no primeiro ano de engenharia. Anais: XLII COBENGE. Juiz de Fora, MG. 2014.

Published

2018-09-17

How to Cite

Freitas, P. A. de M., Gil, H. A. C., Mattasoglio Neto, O., Cekinski, E., Ribeiro, L. G., & Masaoka, T. G. M. (2018). Introdução à engenharia como disciplina estruturante do primeiro ano de um curso de engenharia / Introduction to engineering as a structuring subject of the first year of an engineering course. Brazilian Applied Science Review, 2(3), 1015–1027. https://doi.org/10.34115/basr.v2i3.473

Issue

Section

Original articles