O ensino e a aprendizagem na engenharia: realidade e perspectivas / Teaching and learning in engineering: reality and perspectives

Authors

  • Flávio Kieckow
  • Denizard Batista de Freitas
  • Janaina Liesenfeld

DOI:

https://doi.org/10.34115/basr.v2i1.393

Keywords:

Ensino de engenharia. Aprendizagem significativa.Ensinagem.

Abstract

Os cursos de engenharia são caracterizados pelo grau de dificuldade para a formação dos alunos e por apresentarem alto índice de reprovações e desistências. Diversas pesquisas realizadas em ambientes universitários têm comprovado esse estereótipo. No entanto, cabe o questionamento: na visão do aluno, que fatores estão dificultando a aprendizagem? Que ações poderiam reverter ou minimizar essa realidade? Este artigo apresenta um estudo realizado na URI, campus de Santo Ângelo, com acadêmicos dos cursos de engenharia mecânica, civil e química, e busca identificar os principais fatores de influência na aprendizagem. É um estudo transversal com pesquisa qualitativa e quantitativa. Os resultados mostram fragilidades no sistema de ensino universitário e sugerem mudanças metodológicas em sala de aula para que a aprendizagem seja significativa. São sugeridas diretrizes para um ensino de engenharia mais eficaz.

References

ALVES, Marcos Fernando Soares, MANTOVANI, Kátia Luiza, Identificação do perfil dos acadêmicos de engenharia como uma medida de combate à evasão. Revista de Ensino de Engenharia, v. 35, n.2, p. 26-36, 2016.

AUSUBEL, David P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2000.

BARBOZA, P.V.; MEZZANO, F. Motivos de evasão no curso de Engenharia Elétrica: realidade e perspectiva. In XXXIX COBENGE: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, Anais... Blumenau, 3 a 6 de outubro, 2011.

BAZZO, Walter Antônio. Educação tecnológica: enfoques para o ensino de engenharia. Florianópolis, 2008.

FREIRE, José C. Jr.; TONINI, Adriana M.; COLOMBO Ciliana R.; LODER, Liane L.; CAMPOS, Luiz Carlos de; CANTO, Alberto do. Desafios da educação em engenharia: Formação em engenharia, internacionalização, experiências metodológicas e proposições. Brasília: ABENGE, 2013.

MORÁN, José Manuel. O Vídeo na sala de aula. Comunicação e Educação, São Paulo, (2): 27 a 35, jan./abr. 1995.

MOREIRA, Marco A. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. 1ª ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

MOREIRA, Marco A. Teorias de aprendizagem. 2ª ed. ampl. São Paulo: E.P.U., 2014.

REIS, V.W.; CUNHA, P.J.M.; SPRITZER, I.M.P.A. Evasão no ensino superior de engenharia no Brasil: um estudo de caso no CEFET/RJ. Disponível em http://www.abenge.org.br/CobengeAnteriores/2012/artigos/103734.pdf. Acesso em: 04 de junho de 2017.

Published

2018-08-24

How to Cite

Kieckow, F., Freitas, D. B. de, & Liesenfeld, J. (2018). O ensino e a aprendizagem na engenharia: realidade e perspectivas / Teaching and learning in engineering: reality and perspectives. Brazilian Applied Science Review, 2(1), 347–356. https://doi.org/10.34115/basr.v2i1.393

Issue

Section

Original articles