Modelos de Curvas de Resistência à Fadiga de Pontes Ferroviárias Metálicas por Métodos Probabilísticos/ Models of Fatigue Resistance Curves of Steel Railway Bridges by Probabilistic Methods

Authors

  • Maria Rafaela Bezerra de Macêdo Ribeiro
  • Ritermayer Monteiro Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.34115/basrv5n2-036

Keywords:

Fadiga, Pontes Ferroviárias, Probabilidade, Otimização.

Abstract

Em um modelo de limite de fadiga, os elementos estruturais testados abaixo do limite de fadiga (também conhecido como estresse de limiar) teoricamente nunca falharão. O presente trabalho trata-se de um estudo acerca da curva de resistência à fadiga aplicada em detalhes estruturais rebitados treliçados de pontes ferroviárias. Foram apresentados diferentes modelos de curvas S-N-p para comportamento linear e não-linear. Realizou-se um tratamento estatístico por meio de regressão linear pelo método dos mínimos quadrados para diferentes probabilidades de falha, adotando também para este modelo o caso dos runouts como pontos de falha. Tal abordagem analítica foi implementada posteriormente no Método da Máxima Verossimilhança desenvolvido em Matlab®, comparando as diferenças entre as abordagens.

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Published

2021-04-14

How to Cite

Ribeiro, M. R. B. de M., & Teixeira, R. M. (2021). Modelos de Curvas de Resistência à Fadiga de Pontes Ferroviárias Metálicas por Métodos Probabilísticos/ Models of Fatigue Resistance Curves of Steel Railway Bridges by Probabilistic Methods. Brazilian Applied Science Review, 5(2), 1112–1125. https://doi.org/10.34115/basrv5n2-036

Issue

Section

Artigos originais